A partir de agora, o calendário oficial brasileiro passa a ter uma nova data comemorativa: 12 de julho foi instituído como o Dia Nacional do Produtor de Leite. O Projeto de Lei (PL) nº 6.487 estava em tramitação na Câmara dos Deputados desde 2019, foi aprovado no Senado Federal em abril e nesta terça-feira (28) foi sancionado pelo presidente tornando-se a Lei nº 14.870 / 2024.
A deputada federal e presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), Ana Paula Leão (PP-MG) considera a medida como uma conquista para o setor. “O produtor de leite não tem sábado, não tem domingo, não tem dia santo e não tem contracheque. Essa data é importante porque as pessoas vão ter a oportunidade de saber um pouco mais sobre como é a lida no campo. E mais do que um dia só nosso, queremos políticas públicas concretas que reconheçam o trabalho e valorizem o produtor de leite brasileiro”, salientou.
O PL, de autoria dos deputados federais Emidinho Madeira (PL-MG), Domingos Sávio (PL-MG) e Evair Vieira de Melo (PP-ES), prevê também que tanto o setor público como o privado promovam palestras e seminários para estimular o consumo, para debater políticas direcionadas à cadeia produtiva leiteira e para valorizar o produtor.