Em 100 dias de mandato, Ana Paula Junqueira Leão assume pautas importantes no Congresso Nacional

Gostou? Compartilhe!

Nesta quinta-feira, 11 de maio, a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão completa 100 dias de mandato. Eleita por Minas Gerais, ela assumiu o cargo no dia 1º de fevereiro de 2023 para a 57ª legislatura. A parlamentar nestes dias de trabalho assumiu, como membro titular, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR); Comissão de Turismo (CTUR); Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDEN); Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Comissão Especial sobre Violência Obstétrica e Morte Materna.

Em quatro meses de mandato, foi eleita 1ª Vice-presidente da CAPADR e presidente da Subcomissão Permanente do Leite. Também lançou e preside a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite que conta com 199 deputados membros e apoio de importantes entidades, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

A deputada federal é a 6ª melhor deputada de Minas Gerais no Congresso Nacional, segundo o Ranking dos Políticos (dados de 11/05/2023). O resultado disso são as 124 propostas legislativas apresentadas durante o período. Entre elas, o Projeto de Lei nº 384/2023 que inclui na Política Nacional da Pessoa Idosa a promoção de programas de construção e manutenção de unidades residenciais privativas multifamiliares públicas.

No Plenário da Câmara dos Deputados, participou de 29 votações e 100% de presença. Uma das atuações no parlamento foi a relatoria do Projeto de Lei 2563/21 de autoria do deputado licenciado Doutor Luizinho (RJ), que institui julho como o mês de conscientização e promoção da saúde bucal, o “Julho Neon”.

Ela é um dos 26 membros titulares da Comissão Mista da Medida Provisória nº 1154, de 2023. Essa foi a primeira MP editada no governo Lula. O texto altera a organização e detalha as atribuições dos ministérios e órgãos da Presidência da República. Também prevê o funcionamento de sete órgãos de assessoramento ao presidente. Também é membro da Frente Parlamentar da Segurança Pública e da Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento (FrenCOMEX).

No setor de agricultura, a deputada defendeu os produtores rurais com falta de energia elétrica no campo, com audiências e reuniões com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Também no agro, Ana Paula defendeu a utilização do pó de basalto no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e na Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), na qual assumiu o cargo de coordenadora de “Mineração e Basalto como Condicionador de Solo”.

No seu gabinete, localizado no Anexo IV da Câmara, a parlamentar faz questão de manter as portas abertas. Nestes 100 dias, recebeu dezenas de lideranças do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas, como Prata e Caxambu.

Ainda trabalhando pelo Estado, a deputada, junto aos Ministérios, empenhou R$ 3 milhões e 100 mil para a saúde de Uberlândia e R$ 2 milhões de 870 mil para a pavimentação de vias da cidade. Se tratando de recursos financeiros, foi eleita tesoureira do Partido Progressistas no estado de Minas Gerais.

Para comunicar todos os feitos e o seu trabalho diário, Ana Paula concedeu entrevistas para veículos de imprensa, como Jovem Pan, Canal Agro Mais, TV Paranaíba, TV Câmara, Rede TV, Rádio Câmara, Canal Rural, TV Banda Triângulo, TV Integração e outros.

As ações completas do mandato podem ser conferidas no site da deputada: anapaulafederal.com.br ou pelas redes sociais: @anapaulajunqueiraleao.

Gostou? Compartilhe!

Publicações relacionadas