De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2022, as mulheres representam 52,6% da população brasileira, porém, são uma minoria nos cargos políticos. Das 9.891 candidatas nas últimas eleições, apenas 3,14% foram eleitas. Com o intuito de mudar esse cenário no próximo pleito, a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão realizou neste sábado (23), em Uberlândia, o primeiro Encontro de Mulheres Progressistas de Minas Gerais.
O evento organizado pela Fundação Milton Campos faz parte da campanha ‘O Futuro Chegou’, idealizada pelo Movimento Mulheres Progressistas e que tem ocorrido em todo o país. Como uma das fundadoras do partido e parlamentar eleita, Ana Paula ressaltou a importância da participação feminina na política. “Quem sabe fazer política pública pra mulher é a própria mulher. Porque na hora de levar a criança, o pai, o avô, o tio ao médico, quem leva é a mulher. Então, nós temos que participar, mostrar nossa cara e estar atuantes”, comenta.
Além de mulheres e lideranças políticas de Uberlândia, como o vice-prefeito Paulo Sérgio e a presidente do PP Mulher, Elaine Naves, estiveram presentes representantes de Araguari, Nova Ponte, Sacramento, Santa Vitória, Campina Verde, Delta e Tapira.
Durante o evento, foram realizadas três palestras com foco no preparo das futuras candidatas e na orientação sobre a filiação ao Partido Progressistas (PP). A primeira foi conduzida pela própria deputada, que compartilhou sua vasta experiência no poder executivo, ao lado do prefeito Odelmo Leão, seu mandato na Câmara dos Deputados e sua história com o PP.
Em seguida, a palestrante de Brasília Deniza Gurgel abordou a importância da imagem na estratégia de comunicação política, desde a escolha da vestimenta até a mensagem que cada elemento pode passar. Por último, a jornalista Ana Carvalho e também assessora da deputada, ensinou técnicas de comunicação eficazes com o público e os passos para alcançar resultados satisfatórios nas redes sociais.
“Há mais de 30 anos, quando eu entrei na vida pública, jamais poderia imaginar viver um momento como o de hoje. O futuro se constrói agora e de forma coletiva. Sempre estarei ao lado das mulheres, compartilhando o que aprendi e torcendo por cada uma delas”, conclui Ana Paula.