O resultado de um trabalho sério, comprometido e de muita dedicação não poderia ser diferente: pelo segundo ano consecutivo, Uberlândia foi reconhecida como o melhor município do país na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024. A cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira (1°) no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, e contou com a presença da deputada federal Ana Paula Leão (PP-MG), que acompanhou o prefeito Odelmo Leão.
“Tenho que agradecer a Deus, aos servidores públicos, os secretários, às secretárias, aos empresários e a todos os trabalhadores que ajudam a construir Uberlândia a cada momento. O governo tem que ser, no mínimo, facilitador e é isso que a gente procura ser”, disse o prefeito Odelmo, emocionado e com o troféu na mão.
A deputada Ana Paula também não segurou a emoção. “Levar esse prêmio para Uberlândia, para os servidores e para a população é o maior reconhecimento que poderíamos ter. Já são quatro mandatos de Odelmo como prefeito na segunda maior cidade do estado, e nos últimos oito anos vimos a cidade se transformar e se tornar referência nacional em diversos setores. A única palavra que consigo usar neste momento é orgulho”, falou Ana Paula.
No dia 19 de junho de 2024, Uberlândia venceu a etapa estadual do prêmio e disputou o título nacional com Campinas (SP) e Joinville (SC). Neste ano, a premiação avaliou o ciclo completo do mandato dos prefeitos nos últimos quatro anos. O título chegou depois que o município obteve a maior nota no ranking do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) Geral. O IGMA é uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila, estruturada com base em inteligência artificial e desenvolvida para calcular, dimensionar e dar uma nota pro desempenho de cada cidade nos diversos setores da administração pública.
São 72 indicadores e a vitória de Uberlândia aconteceu após a agregação da média de todos os pilares analisados nas seis categorias: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Em cada uma das categorias, os municípios são avaliados de acordo com o tamanho da sua população: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. No prêmio IGMA nacional, mais duas categorias são adicionadas: cidades com mais de 500 mil habitantes e as capitais.
O idealizador e presidente do grupo Bandeirantes João Carlos Saad, falou sobre a importância do prêmio: “Quero parabenizar todos os prefeitos que disputaram esse prêmio ao longo desses quatro anos. Durante esse período, percebemos uma evolução nos números, o que quer dizer que a régua vem subindo e essa saudável competição melhora a vida do cidadão, melhora a vida do munícipe, e é isso que a gente busca. Quero parabenizar todos vocês!”
“A cada ano o prêmio melhora, a cada ano nós temos uma novidade. Foram 840 cidades pré-selecionadas, que participaram das etapas regionais, e hoje nós temos aqui 63 cidades, das quais 49 estão aqui pela primeira vez. Isso mostra uma competição saudável e que há uma evolução muito grande”, enfatizou Raimundo Godoy, presidente do Instituto Aquila.
Além de Uberlândia, outros 22 municípios foram premiados. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, busca incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade das cidades brasileiras e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.