Deputada Ana Paula é homenageada durante a 2ª Expoleite em Uberaba

Gostou? Compartilhe!

A pecuária leiteira nacional merece ser tratada como protagonista, e esse é o compromisso da 2ª Expoleite 2024. A Feira, que é 100% focada no setor, é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e, desde a última segunda (21), oferece uma ampla programação no Parque Fernando Costa, em Uberaba. 

Na manhã desta quarta-feira (23), a deputada federal e presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), Ana Paula Leão (PP-MG), participou da solenidade de abertura oficial do evento. Além de se encontrar com outros políticos, autoridades e representantes do setor, ela foi uma das homenageadas com o Mérito Expoleite na categoria Político, uma condecoração inédita entregue para pessoas que fazem a diferença para o setor. 

“Sou uma pequena produtora de leite no Sul das Minas Gerais, sou filha e neta de produtores e é com grande satisfação que participo da 2ª Expoleite, um evento que valoriza não apenas o trabalho incansável dos produtores de leite, mas também a importância econômica e social da pecuária leiteira no Brasil. A pecuária leiteira tem sido a minha prioridade, através de ações concretas e projetos direcionados para fortalecer esse setor que é vital para a economia do campo e dos municípios brasileiros. Na presidência da FPPL, busco não só defender os interesses dos produtores e consumidores brasileiros, mas também garantir que suas vozes sejam ouvidas no mais alto nível de decisão política do nosso país”, destacou Ana Paula. O produtor João Cruz Reis Filho e o agrônomo Léo Machado Ferreira foram os outros homenageados na categoria Técnico e Criador, respectivamente. 

O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, fez questão de reconhecer as ações de Ana Paula. “Deputada, é um orgulho para nós ter a senhora em Brasília, defendendo de fato nossos interesses, nos protegendo e levando ao Governo Federal e à Câmara todas as matérias de interesse da nossa classe. Parabéns pela merecida homenagem e todos nós temos o dever de cobrar, pedir, mas principalmente reconhecer as nossas lideranças que trabalham por nós. A senhora é um exemplo pra toda nossa classe política do agro”. 

Já Rodrigo Simões, um dos diretores da Associação, relembrou antigas histórias. “Eu tive a oportunidade de conhecer o pai da deputada junto com o meu pai lá em Caxambu. O PC do Mangalarga Marchador, sujeito que todo mundo queria ouvir lá no Sul de Minas, na Fazenda dos Lobos. E a Ana Paula vem com essa bagagem toda, trilhou seu caminho na política, representa as duas maiores bacias produtoras de leite e é uma potência nossa no Congresso”, disse. 

Antônio Pitangui de Salvo, presidente do Sistema Faemg-Senar Minas, falou também sobre os desafios junto ao Governo. “Nós somos mais de 218 mil produtores de leite só em Minas Gerais e 90% deles pequenos produtores. Na Argentina, por exemplo, são 12.700 produtores de leite e no Uruguai pouco mais de 2.300. O Governo não tem cuidado com o produtor de leite! Ele deveria ter uma decência política, deveria proteger a sua pecuária leiteira. Vamos continuar juntos, vamos continuar fazendo um país melhor e o setor da pecuária leiteira vai continuar trabalhando pra que tenhamos mais justiça social no Brasil”. 

Durante seu discurso, Ana Paula fez uma pequena retrospectiva sobre o trabalho realizado. “Estamos trabalhando pela implementação e ampliação do programa ‘+ Pecuária Brasil’ em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), onde destinei minhas emendas e junto com as prefeituras municipais estaremos beneficiando centenas de pequenos produtores de leite, possibilitando melhoramento genético do rebanho e, consequentemente, aumento da produtividade e da qualidade do leite. Relatei importantes projetos de lei para a cadeia produtiva como, por exemplo, o PL 4309/2023 que proíbe a reconstituição do leite em pó importado para ser comercializado como leite fluido no Brasil, o PL 4036/2023 que visa garantir mais transparência e justiça na relação comercial entre produtores de leite e os laticínios ao especificar as metodologias de cálculo e os adicionais permitidos no preço pago ao produtor e o PL 3995/2023, que institui o regime especial tributário para aquisição de bens de capital por produtores de leite para aliviar a carga tributária dos nossos produtores, permitindo mais investimentos e melhorias nas propriedades leiteiras. Tivemos também a luta para incluir os queijos na cesta básica nacional e todas essas ações refletem o meu compromisso com o desenvolvimento da pecuária leiteira e da valorização de quem trabalha no campo, garantindo que o produtor de leite tenha condições justas e adequadas para prosperar. Seguiremos lutando para que a produção de leite no Brasil continue crescendo com qualidade, competitividade e que nossos produtores sejam reconhecidos pelo seu papel essencial na segurança alimentar”, finalizou. 

A 2ª Expoleite segue com extensa programação até a próxima sexta-feira (25) com mostra de raças leiteiras, julgamentos, concurso leiteiro, palestras, cursos, feira do produtor e lançamentos para o setor. A Feira conta com o apoio do Sebrae, BB Seguros, CNA/FAEMG/SENAR, além de outros. 

Gostou? Compartilhe!

Publicações relacionadas