De hoje (20) até a próxima sexta-feira (22), Belo Horizonte será a casa da cafeicultura mundial com a realização da 12ª edição da Semana Internacional do Café (SIC). E a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão (PP-MG) viajou até a capital mineira para participar da abertura do evento, que é um dos maiores do setor no mundo.
“Como é bom estar aqui, no coração da produção cafeeira do Brasil, no estado de Minas Gerais, para participar da Semana internacional do Café. Os produtores e demais membros da cadeia mantiveram o país no topo da produção e exportação mundial e nós temos muito orgulho disso”, iniciou a deputada em seu pronunciamento.
A solenidade reuniu autoridades, políticos e representantes de entidades que atuam na área cafeeira, como o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões; o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes; o Presidente do Sistema Faemg/Senar, Antônio Pitangui de Salvo; o deputado federal e Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, Evair de Melo (PP-MG) e o deputado estadual, Antônio Carlos Arantes.
Com palestras, workshops, competições e conexões que prometem movimentar R$ 60 milhões em negócios e atrair 40 países, o tema desta edição é “Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café”. E por falar em futuro, Ana Paula também comentou sobre conquistas legislativas recentes para a cafeicultura na Câmara dos Deputados.
“Em primeiro lugar, conseguimos a manutenção do café na Cesta Básica Nacional, cujos itens sofrerão redução a zero das alíquotas dos novos tributos sobre o consumo. Conseguimos a aprovação, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) do Projeto de Lei nº 1.454, de 2023, o qual tive a honra de relatar, que institui o selo ARTE CAFÉ, a ser conferido ao café produzido e processado de modo artesanal pelos produtores rurais. E, por último, o avanço do Projeto de Lei nº 715, de 2023, que exclui a remuneração dos safristas do cálculo da renda familiar para recebimento de benefícios sociais”, destacou.
Dentre as agendas na SIC, a deputada federal participou da reunião da Comissão Técnica de Cafeicultura do Sistema FAEMG e da Comissão Nacional do Café da CNA. O grupo tem o objetivo de traçar novas estratégias para solucionar problemas e promover o avanço da cadeia produtiva do setor.
A primeira edição da Semana aconteceu em 2013 para receber a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e desde então une as principais forças da agroindústria do café para formar um dos maiores eventos mundiais do setor.