Ana Paula Junqueira Leão é mineira, produtora rural, gestora pública e mãe. Nascida no sul de Minas, em Varginha, foi criada no município de Caxambu e passava as férias na Fazenda dos Lobos, em Minduri, onde desde muito pequena soube a importância do trabalho. Neta e filha de produtores rurais, tem em seu coração um grande amor pela fazenda e pela produção de leite, profissão essa que concilia até hoje com as atividades políticas.
Na adolescência, mudou-se para a capital mineira para concluir os estudos e iniciou sua vida profissional como estagiária da Caixa Econômica Federal. Depois começou a trabalhar na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e na Câmara dos Deputados. Durante os quatro mandatos de Odelmo Leão como prefeito de Uberlândia, ela assumiu um papel de protagonista na gestão pública. Assumiu as Secretárias de Governo e Comunicação, de Saúde e também de Agronegócio.
Em 2022, foi eleita Deputada Federal por Minas com 77.990 votos e chegou à Câmara para a realização de um sonho e de um desejo profundo de melhorar a vida das pessoas, através de um trabalho com muita dedicação, transparência, honestidade e compromisso. Ana Paula é filiada ao Partido Progressistas desde a sua fundação e assumiu o cargo de tesoureira da legenda em Minas Gerais.
Fazendo parte da 57ª legislatura, é membro titular das Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e Turismo (CTUR) e, como suplente, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Comissão de Saúde. Também foi membro, em 2023, da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), Violência Obstétrica e Morte Materna e Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (CPI do MST) e ocupa a Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher.
Foi eleita 2ª Vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e relatora da Subcomissão Permanente Sobre a Produção de Leite (SUBLEITE).
Também lançou e preside a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL) e participa de 120 frentes parlamentares, como a Frente Parlamentar Mista da Agropecuária (FPA). Além disso, ocupa o cargo de secretária executiva na Frente Parlamentar do Sistema Único, de coordenadora do basalto na Frente Parlamentar Mista da Mineração Sustentável, coordenadora da mulher no campo na Frente Parlamentar Pela Mulher Empreendedora e coordenadora de Minas Gerais na Frente Parlamentar Mista Invasão Zero.
Com o coração cheio de orgulho, ela representa o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba e o Sul de Minas. Já está comprovado que os obstáculos não a assustam e que o trabalho é o seu segundo nome. O povo mineiro tem pressa e ela também.