Ana Paula é homenageada na maior feira de pecuária leiteira da América Latina

Gostou? Compartilhe!

De hoje (7) até o próximo domingo (10), Belo Horizonte recebe a maior feira de pecuária leiteira da América Latina: é a 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite – Megaleite 2023. E se o assunto é agropecuária, a deputada federal por Minas, Ana Paula Junqueira Leão, com certeza está envolvida.

A parlamentar participou da abertura da exposição, que aconteceu no Parque de Exposições Gameleira, e foi uma das homenageadas com a comenda “Mérito Girolando”, condecoração entregue a personalidades que contribuem para a defesa das causas da pecuária leiteira nacional, objetivando o crescimento, o avanço e desenvolvimento do setor

Neta e filha de produtores, a deputada carrega um grande amor pela fazenda e pela produção de leite, profissão essa que concilia até hoje com as atividades políticas. Na Câmara dos Deputados, ela é presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite e da Subcomissão Permanente do Leite na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

“Somos privilegiados porque vivemos no estado que é o maior produtor de leite do Brasil. Nós temos uma capacidade inquestionável de produção, porém necessitamos que o governo tenha políticas públicas específicas voltadas para o produtor de leite. A situação do pequeno produtor de leite é ainda mais difícil, pois não detém força e capital para sustentar as graves oscilações, não tem voz em meio às instâncias decisórias. Essa é a razão do nosso movimento, da nossa frente, da nossa atuação: ser a voz de cada produtor de leite no Congresso Nacional”, disse em seu pronunciamento.

A solenidade reuniu diversas autoridades, entre elas o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que recebeu a honraria Mérito Girolando 2023 – Liderança Nacional. “Eu tenho pleno conhecimento dos problemas que afetam o setor rural. O agro para o estado de Minas é importantíssimo e temos batido recordes na exportação, na participação do PIB no estado e isso demonstra a relevância e a importância desse setor, que vai continuar recebendo total apoio nosso. O agro é uma atividade nobre e não criminosa, como alguns querem caracterizá-lo. O produtor rural merece respeito e consideração”, destacou o governador.

Além Zema, estavam também o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício José Gregório Arruda Silva; o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes e o prefeito municipal de Belo Horizonte, Fuad Noman.

“Os números da pecuária leiteira são muito robustos. Produzimos mais de 9,6 bilhões de litros, somos o maior produtor nacional, geramos mais de 2 milhões de empregos direta e indiretamente, somos um setor que movimento 17 milhões por ano. Então é muito importante esse evento, dessa natureza aqui em Minas Gerias. Nosso governo tem dado total apoio a pecuária de leite no que diz respeito a sua produção e indústria. Precisamos proteger o produtor mineiro, o produtor brasileiro e não o produtor uruguaio” destacou o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.

“Diante do agressivo cenário, é momento de união, de convergência entre todos os atores da cadeia leiteira, dos produtores, cooperativas, laticínios e indústrias. Afinal, sem a matéria-prima não há cadeia produtiva, não há queijo, não há leite, não há manteiga na mesa de milhões de brasileiros. Vamos seguir em frente! Juntos nós somos mais fortes e parabéns a todos os organizadores, expositores e peões que participam da MegaLeite 2023”, finalizou a deputada.

Megaleite 2023

Além de promover a cadeia do agronegócio do leite, a exposição tem o objetivo de reaproximar e reinserir a comunidade urbana com o homem do campo e da atividade agropecuária. Em 2022, a feira contou com 1.300 animais inscritos e teve um faturamento estimado de R$200 milhões.

O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE); Secretaria de Estado da Fazenda; Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Embrapa Gado de Leite; FAEMG; EMATER; EPAMIG;  IMA e demais instituições.

Acontece também a 32ª Exposição e Torneio Leiteiro Nacional de Girolando com a participação de cerca de 1200 animais das principais raças leiteiras do Brasil: Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Jersey, Simental, Simbrasil e Búfalos.

Gostou? Compartilhe!

Publicações relacionadas