Ana Paula Leão participa de mobilização do setor leiteiro de Minas Gerais para pressionar o Governo Federal sobre a crise

Gostou? Compartilhe!

A noite de terça-feira (3) foi marcada por uma importante reunião virtual promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema FAEMG), com o apoio da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL). Junto à presidente da FPPL, deputada federal Ana Paula Leão, o encontro contou com a participação de centenas de produtores de leite, parlamentares e dezenas de sindicatos do estado. Mais uma vez, a reunião teve como objetivo discutir soluções urgentes para a atual crise enfrentada pelo setor leiteiro.

A expectativa é que ainda no mês de outubro grande parte dos que estavam presentes no encontro voltem a se reunir presencialmente em Brasília, a fim de pressionar o governo federal e cobrar a suspensão imediata das importações de leite. “O nosso tempo é diferente do tempo do Governo. Então, precisamos acelerar. Estamos trabalhando todos em conjunto arduamente para que a gente consiga resolver essa situação de uma vez por todas”, comenta a presidente da FPPL.

Com a falta de ações do poder executivo, o momento é de angústia e preocupação em todos os cantos do país e para todos os agentes da cadeia produtiva do leite. Após uma série de alertas, produtores já enfrentam os piores efeitos da importação predatória, que são a queda acelerada dos preços de venda e o crescente abandono da atividade. “Não precisamos mais de diagnósticos negativos, a gente já sabe o grau da enfermidade que o setor se encontra. Em meus 58 anos de idade já vivi várias crises do leite, mas nunca vi um momento tão delicado como esse”, afirma o presidente da FAEMG, Antônio de Salvo.

Durante a reunião, também foi levantada a importância da união entre produtores, políticos, entidades, cooperativas e, principalmente, dos sindicatos, assim como a realização de ações contínuas até que medidas efetivas sejam tomadas. “Não vamos parar por aqui, temos pressa e sabemos exatamente o que precisamos neste momento. Ficou claro na fala de todos que participaram que o setor grita por socorro. Seguimos lutando para que a nossa voz seja ouvida e para que, em breve, possamos novamente nos encontrar, mas dessa vez com boas notícias”, conclui a deputada Ana Paula Leão.

Também participaram do encontro o secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; o diretor técnico da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), Bruno Lucchi; o coordenador da Câmara Setorial do Leite do Sistema OCB, Vicente Nogueira; e a gerente geral do Sistema Ocemg, Isabela Pérez.

Gostou? Compartilhe!

Publicações relacionadas