Nos últimos dias, denúncias sobre a violência contra crianças na Ilha de Marajó, no estado do Pará, ganharam destaque na imprensa e agora, a situação também virou pauta na Câmara dos Deputados. Nesta segunda-feira (26), a deputada federal Ana Paula Leão (PP-MG) assinou os requerimentos que buscam a instalação da “Frente Parlamentar Mista de Combate à Exploração Sexual Infantil na Ilha de Marajó” e também a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias.
Caso 198 deputados e senadores assinem o requerimento de autoria do deputado federal Coronel Meira (PL-PE), a Frente terá o compromisso de combater a exploração infantil, o tráfico de menores na Ilha, propor políticas públicas que possam proteger a infância e fiscalizar ações.
Já o requerimento que solicita a criação da CPI, é uma iniciativa dos deputados Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O intuito é proteger os direitos das crianças e adolescentes e para a sua elaboração é necessário o apoio de 171 parlamentares. Até a tarde do dia 26 de fevereiro, 116 deputados assinaram o documento.
“É um dever do Estado cuidar dos mais vulneráveis e as crianças da Ilha de Marajó precisam de ações concretas do poder público. Infelizmente, as denúncias de lá não são recentes e até hoje não houve nenhuma mudança na situação. Por isso, assinei os dois requerimentos com a esperança de que possamos mudar essa triste realidade”, disse a deputada.