A deputada federal Ana Paula Junqueira Leão esteve mais uma vez ao lado de vereadores das regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, participando ativamente da manifestação realizada hoje (15) em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, contra o cancelamento da audiência pública que discutiria a situação crítica da malha rodoviária de Minas Gerais.
A audiência, marcada com 45 dias de antecedência, havia sido convocada a partir da mobilização da Frente Parlamentar dos Municípios (FPM), da qual a deputada é apoiadora, mas foi desmarcada de última hora após o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informar que não enviaria representantes. O adiamento revoltou os participantes, que já haviam se deslocado até a capital mineira.
Durante o ato, Ana Paula se uniu às lideranças municipais, reforçando o coro por respeito, responsabilidade e providências urgentes por parte do governo estadual. “Mais uma vez, estamos aqui, e mais uma vez o governo despreza cada um de nós. Uma simples explicação sobre o que é obrigação — ainda mais após anos de governo — deveria ser o mínimo. Nosso papel é defender o nosso povo e as nossas cidades. Espero que o governo venha nos respeitar e diga com sinceridade qual o propósito que tem para nós. Não dá mais para aguardar. Queremos uma resposta efetiva, um planejamento real e ações concretas para resolver os problemas das estradas, da energia elétrica e do abastecimento de água. Parabenizo quem esteve presente, representando e trabalhando pelo povo mineiro”, disse.

A deputada também destacou a ausência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do governo estadual na audiência como mais um sinal de descompromisso com a população do interior de Minas. Ela colocou o mandato à disposição da pauta. “Acho inadmissível o que está sendo feito conosco. Juntos, representamos mais de 2 milhões de eleitores. É hora de sermos respeitados”, completou Ana Paula.
Durante sua passagem pela ALMG, Ana Paula Leão também visitou o gabinete do deputado estadual Rodrigo Lopes, com quem tratou de pautas em comum e em defesa dos municípios mineiros.
Ana Paula Junqueira Leão também participou das duas reuniões de trabalho da FPM — uma realizada em Caxambu, que deu origem ao movimento “O Grito de Caxambu”, e outra em Pouso Alegre, nos meses de abril e maio, respectivamente.