A deputada federal Ana Paula Leão participa, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), da 2ª Cúpula Sul-Americana AgroGlobal, realizada em Buenos Aires, na Argentina, representando o Brasil e, especialmente, o agro de Minas Gerais, terceiro maior produtor do país. Sua presença no evento é uma importante demonstração de sua atuação internacional, especialmente após ser nomeada membro da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (PARLASUL) – órgão que promove a integração regional e representa os interesses dos cidadãos dos países membros: Bolívia, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
O evento reúne lideranças políticas e do setor produtivo da América do Sul para discutir temas estratégicos como segurança alimentar, sustentabilidade, infraestrutura e comércio internacional. “É uma honra representar Minas Gerais e o Brasil neste espaço de diálogo internacional. A América do Sul tem uma enorme responsabilidade e potencial no cenário agropecuário global. Precisamos construir soluções conjuntas para garantir condições justas, oportunidades equilibradas e, acima de tudo, fortalecer a união entre nossos países”, afirmou a deputada Ana Paula Leão.

Além do cargo ocupado no PARLASUL, Ana Paula Leão é fundadora e presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, vice-presidente da região Sudeste da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) na Câmara dos Deputados.
A 2ª edição da Cúpula AgroGlobal é organizada pelo Instituto Barbechando (Argentina), em parceria com o Instituto Pensar Agropecuária – IPA (Brasil). A primeira edição, realizada em 2024 em Brasília, focou na reação dos países sul-americanos ao protecionismo europeu. Nesta nova etapa, o evento avança na consolidação do Espaço Parlamentar Agropecuário da América do Sul, promovendo o intercâmbio de políticas públicas, inovação e o fortalecimento de estratégias conjuntas para uma agricultura mais justa, sustentável e competitiva, frente aos desafios globais, como o recente tarifaço dos EUA.
O Brasil em destaque
O Brasil chega à 2ª Cúpula AgroGlobal com números recordes nas exportações agropecuárias, que somam US$ 164,3 bilhões em 2024, sendo 48% destinados à Ásia. O país consolida sua posição como líder global na produção de soja, milho e café, além de iniciativas como o Plano ABC+, voltado para práticas agrícolas de baixo carbono. No entanto, ainda enfrenta desafios como gargalos logísticos, insegurança jurídica e desigualdade no acesso à tecnologia no campo.

Além de Ana Paula, a comitiva oficial brasileira inclui treze parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), como a senadora Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente da FPA no Senado, e os senadores Jaime Bagattoli (PL-RO), Jorge Seif (PL-SC), Marcos Rogério (PL-RO) e Zequinha Marinho (Podemos-PA). Também participam as deputadas federais Coronel Fernanda (PL-MT), coordenadora da Comissão de Política de Abastecimento, Daniela Reinehr (PL-SC), Roberta Roma (PL-BA), e os deputados federais Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA, Evair de Melo (PP-ES) e Alceu Moreira (MDB-RS). Integram ainda o grupo Tania Zanella, presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), o vice-presidente da entidade, Sergio Luis Bortolozzo, e o ex-deputado federal e ex-ministro da Bahia, João Roma.