Conciliar desenvolvimento sustentável e fortalecimento do agronegócio é visto como um dos principais desafios para o setor. E nesta quinta-feira (29), diversas autoridades políticas, representantes de empresas, sindicatos e entidades estiveram na cidade de Araguari para discutir sobre a temática no Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação.
A deputada federal Ana Paula Leão (PP-MG) esteve presente na solenidade de abertura do evento e prestigiou a palestra sobre os desafios e oportunidades do agronegócio brasileiro, que contou com a participação online da senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Sou apaixonada por tecnologia, por inovação e creio que o agronegócio tem muito a ganhar com essa união. Como produtora rural, utilizo ferramentas super interessantes como a estimativa de chuvas para planejar as ações na fazenda. Meu desejo é que essas novas tecnologias estejam acessíveis para todos os produtores, inclusive os pequenos, porque através delas conseguimos aumentar a produtividade, reduzir custos e implementar processos mais sustentáveis”, enfatizou Ana Paula.
O Secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes; o prefeito da cidade, Renato Carvalho; o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion, o deputado Zé Vitor, entre outros parlamentares, lideranças e vereadores também marcaram presença.
O Fórum é realizado pelo Instituto Mineiro de Agronegócio Sustentável (IMAS), pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari e Região Ltda (Coocacer) e idealizado pelo Projeto Café Sustentável e apoiadores.
“O Brasil é um país com enorme potencial agropecuário, sendo o maior produtor de café do mundo, com Minas Gerais liderando a produção nacional. O setor não apenas impulsiona a economia, mas também é o sustento para muitas famílias, gerando milhões de empregos e renda. Falar sobre este assunto é preservar o nosso futuro, que requer avanços contínuos em sustentabilidade e inovação. Produzir e preservar é responsabilidade de todos nós”, finalizou.