Mais do que uma profissão, trabalhar com pecuária leiteira é uma missão de vida, escolhida diariamente por milhares de pessoas em todo o país. E nesta sexta-feira (12), no Dia Nacional do Produtor de Leite, um grande evento realizado em Uberlândia celebrou a data, levando ações de capacitação e valorização.
A ação foi uma iniciativa da deputada federal e presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), Ana Paula Leão (PP-MG), em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) e a Prefeitura de Uberlândia.
“Eu sou produtora de leite, sou oriunda da sucessão familiar e quero parabenizar cada um dos produtores, em nome da dona Maria Joaquina, parabenizar a todos pelo dia de hoje. Nós não temos contracheque, sábado, domingo, feriado, férias, mas seguimos ali firmes e fortes, por amor. Através da Subcomissão Permanente de Leite, a gente vem trabalhando um projeto de lei permanente de sustentabilidade na estruturação da pecuária leiteira no país. E a prefeitura abraçou de cara o projeto e foi muito legal porque agora a gente começa a ver os resultados na prática”, disse Ana Paula em seu discurso.
O evento, realizado no Sítio do Pica Pau na região do distrito de Miraporanga, marcou o início do programa “+ Pecuária Brasil”, desenvolvido pela CONAFER, que realizará a inseminação artificial de 600 vacas de 16 produtores participantes do programa. A ação integra também a 2ª etapa do Mais Leite, iniciativa da Prefeitura que integra o Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro.
A CONAFER será a responsável pelos procedimentos técnicos e os recursos foram garantidos pela deputada Ana Paula, que destinou R$ 500 mil de suas emendas parlamentares para que a expansão do “+ Pecuária Brasil” aconteça em Uberlândia e em outras oito cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas.
O acordo firmado em 2023, e que sofreu aditivo de 2024, visa o aumento da produtividade e competitividade da pecuária nacional com genética privilegiada e o uso de tecnologias avançadas como inseminação artificial e gerenciamento da reprodução por meio de software.
“A CONAFER tem uma parceira com a Alta Genetics e graças ao recurso da deputada Ana Paula, entregaremos esse ano 600 prenhezes”, destacou o diretor de relações institucionais e parlamentares da CONAFER, Melk Nicolas Saturnino. “Nós, produtores rurais, sabemos que a Ana Paula não vai parar só nesses projetos”, falou o produtor rural e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Weslley Rodrigues.
O Secretário de Agronegócio, Economia e Inovação, Luiz Eduardo Pepe, relembrou que as ações do poder executivo municipal em prol da classe teve uma ajuda muito importante. “O Mais Leite teve o apoio e o incentivo de uma pessoa que está intimamente ligada ao tema, que é a nossa deputada, que é a nossa defensora da classe leiteira na Câmara Federal”.
A propriedade onde o evento foi realizado participa do Mais Leite desde o mês de novembro e os proprietários Maria Joaquina e Cléber viram a produção passar de uma média de 100 litros por dia ordenhados manualmente para 220 litros com a ordenha mecânica. Além da atividade leiteira, os produtores trabalham também com avicultura caipira, olericultura e fruticultura.
Nova data no Calendário Oficial
O Projeto de Lei (PL) nº 6.487, que instituiu 12 de julho como o Dia Nacional do Produtor de Leite estava em tramitação na Câmara dos Deputados desde 2019, foi aprovado no Senado Federal em abril e, no dia 28 de maio, foi sancionado pelo presidente, tornando-se a Lei nº 14.870/2024.
O PL, de autoria dos deputados federais Emidinho Madeira (PL-MG), Domingos Sávio (PL-MG) e Evair Vieira de Melo (PP-ES), prevê também que tanto o setor público como o privado promovam palestras e seminários para estimular o consumo, para debater políticas direcionadas à cadeia produtiva leiteira e para valorizar o produtor.
Sobre o + Pecuária Brasil
Em dois anos, já foram realizadas mais de 100 mil inseminações e o nascimento de 56 mil bezerros em todo o Brasil. Mais de 100 mil propriedades aderiram ao programa e estima-se que mais de 50 mil novos postos de trabalho sejam criados anualmente.
Sobre o Mais Leite
Visando orientar os produtores da agricultura familiar para aumentar a eficiência na produção e gerar mais renda, o programa “Mais Leite” foi elaborado pelo município como parte do Pilar Pecuária Leiteira do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação com etapas de formação e assistência técnica.