Com o tema “Inteligência Artificial no Campo: Conectando você à produtividade”, Uberlândia sediou, nesta segunda-feira (31), a abertura da Feira do Agronegócio Mineiro (FEMEC) 2025, um evento de grande relevância para o setor agropecuário do estado e uma das maiores do país. A cerimônia, realizada no Parque de Exposições Camaru, contou com a presença de diversas lideranças políticas e empresariais, como a deputada federal Ana Paula Leão, vice-presidente da região Sudeste da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); o conselheiro do Sindicato Rural de Uberlândia, Odelmo Leão; os governadores de Minas Gerais e Goiás, Romeu Zema e Ronaldo Caiado, respectivamente; o presidente da FAEMG, Antônio de Salvo, e o 1º vice-presidente secretário, Ebinho Fernandes.
Durante a solenidade, o governador Romeu Zema assinou o decreto que retira o benefício fiscal para quem importa derivados como queijos, por exemplo, a muçarela, protegendo os produtores de leite brasileiros e valorizando a produção nacional. Uma conquista fruto da mobilização da Frente Parlamentar dos Produtores de Leite (FPPL), também representada pela presidente Ana Paula Leão, FPA, CNA, OCB, ABRALEITE e FAEMG. “Os produtores de leite de Minas e do Brasil merecem essa valorização. Essa pauta é de país, é de segurança alimentar, é de garantia de empregos nos municípios. Nossa luta continua!”, disse a parlamentar.

Durante o evento, Odelmo Leão também reforçou a importância dos produtores rurais: “Inicialmente, cumprimento as nossas verdadeiras autoridades: produtores e produtoras rurais de Uberlândia, do Triângulo e de Minas Gerais. Vocês são os que carregam este país. Em nome de vocês, saúdo todos os produtores e produtoras rurais do Brasil.”
A deputada Ana Paula Leão também recebeu reconhecimento pelo seu trabalho pelo setor. O presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Fonseca, destacou: “Deputada Ana Paula Leão, você sempre cuidou desta casa com muito carinho. Continue fazendo isso com mestria, cuidando dos nossos produtores de leite e dos produtores rurais. Obrigado por tudo que tem feito por esta casa.”, disse.
Já o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ressaltou a necessidade de políticas que garantam a competitividade dos produtores: “Temos que reconhecer o trabalho do governador Zema e de todos os incentivos fiscais que permitiram que os produtores tivessem condições de competir e sobreviver no mercado.”
A Femec 2025 acontece até a próxima sexta-feira (4), com um foco especial na inovação. A feira conta com a participação de 28 startups que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor agropecuário, além de grandes empresas e produtores de todo o país.
Mulheres Mineiras do Agronegócio
Um dos destaques da programação é o 5º Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio, um evento imperdível para todas as mulheres que fazem a diferença no setor agropecuário. O encontro acontecerá no dia 3 de abril, no Pavilhão do Agronegócio, com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino no campo, proporcionando um ambiente de aprendizado, networking e troca de experiências entre produtoras rurais, empresárias e lideranças do setor.
A programação inclui uma palestra inspiradora com Eduarda Schneider, CEO da Agiton Business, além de discussões sobre gestão financeira, inteligência artificial aplicada ao campo e simulação de negociação. Também será uma oportunidade para estabelecer conexões estratégicas com grandes nomes da área. As interessadas podem garantir presença realizando o credenciamento antecipado pelo site www.femec.com.br. As vagas são limitadas.
O evento conta com o apoio da deputada federal Ana Paula Leão, por meio de uma emenda parlamentar destinada a fortalecer iniciativas voltadas às mulheres do agronegócio. “Nós, mulheres, desempenhamos um papel fundamental no agro e precisamos garantir que tenhamos cada vez mais espaço, oportunidades e reconhecimento. Apoiar esse evento é incentivar o crescimento e a autonomia das produtoras rurais”, finaliza a parlamentar.