Projetos relatados por Ana Paula Leão são aprovados na Comissão de Turismo

Gostou? Compartilhe!

Enaltecer a cultura nacional, valorizar as festas populares e as belezas naturais. Durante a Comissão de Turismo desta terça-feira (6), três projetos de relatoria da deputada federal Ana Paula Leão (PP-MG) foram aprovados por unanimidade.

O primeiro deles é o Projeto de Lei (PL) nº 2.130/2022 do deputado Pinheirinho (PP-MG), que cria a Rota Turística Vale do Paraopeba em Minas Gerais, voltado para estimular o turismo rural, cultural, histórico, religioso, gastronômico e de natureza e auxiliar no desenvolvimento de Belo Vale, Bonfim, Brumadinho, Contagem, Desterro de Entre Rios, Florestal, Ibirité, Igarape, Itaguara, Jeceaba, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Moeda, Piedade dos Gerais, Rio Manso, São Brás do Suaçuí, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

“Como a maioria dos municípios abrangidos pela rota estão localizados na região metropolitana de Belo Horizonte, a sua criação é uma forma de contribuir para que eles tenham o merecido destaque dentro do cenário turístico brasileiro. São belas paisagens naturais, ecoturismo, trilhas, passeios de bicicleta, cavalgadas, além de uma rica herança histórica. Toda essa riqueza turística do Vale do Paraopeba não pode permanecer desconhecida ou subaproveitada”, destacou Ana Paula.

Já os outros dois projetos são para beneficiar a cultura nordestina e ambos são de autoria do deputado Paulinho Freire (UNIÃO-RN). O primeiro é o PL 3.034/2023, que inclui no calendário turístico oficial do país o evento Carnatal, realizado na capital do estado do Rio Grande do Norte no mês de dezembro. Já o PL nº 3.035/2023, insere no calendário o evento Pingo da Mei Dia, realizado anualmente no mês de junho no município de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

“A cultura do Nordeste é extremamente rica e sem dúvida alguma os dois projetos exaltam eventos importantíssimos para a cultura e o turismo local. O Carnatal é um carnaval fora de época e que no ano passado movimentou R$ 60 milhões. Já Mossoró é uma cidade conhecida por sediar uma das maiores festas juninas do país, a maior do estado atraindo milhares de turistas e o Pingo da Mei Dia abre as festividades de São João”, disse a relatora.

Agora os projetos seguem para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Gostou? Compartilhe!

Publicações relacionadas