Requerimento apresentado por Deputada resulta em audiência pública para defender produtores de leite

Gostou? Compartilhe!

Na próxima semana, a grave crise enfrentada pelos produtores brasileiros de leite volta a ser o tema central de debates e discussões. No mês passado, durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), a deputada federal Ana Paula Leão apresentou um requerimento solicitando uma audiência pública para discutir os impactos na pecuária leiteira nacional a partir do acordo com países do MERCOSUL, principalmente Argentina e Uruguai.

O requerimento nº 85/2023 foi aprovado por unanimidade na Comissão e a audiência pública acontece na próxima quinta-feira (19), a partir das 9h30, no Anexo II e com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Câmara dos Deputados.

Estarão presentes representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária; do Ministério das Relações Exteriores; do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Leite do Estado de Goiás (APROLEITE), Marco Sérgio.

De janeiro a julho deste ano, houve um aumento de 268% do volume das importações de leite em pó em comparação com o mesmo período de 2022. A média histórica do volume importado, que era de 3% a 4%, hoje ultrapassa 10%.

“A situação está insustentável. Todos os dias recebemos relatos de produtores de leite que estão desistindo da atividade porque não têm mais condições de seguir em frente. O preço pago pelo litro de leite brasileiro está longe de cobrir os custos e as importações desleais de produtos lácteos de origem dos países-membros agravam, ainda mais, a maior crise da história sofrida pelo setor”, enfatizou Ana Paula.

Gostou? Compartilhe!

Publicações relacionadas