A cidade de Uberlândia recebeu nesta noite (11) o título de melhor gestão na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, na categoria dos municípios com mais de 500 mil habitantes. A cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, reuniu autoridades, gestores municipais e lideranças de diversas cidades do país. Representando o prefeito Odelmo Leão, a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão (PP-MG) destacou a importância desse reconhecimento para a cidade e fez um alerta importante.
“É com muita alegria que Uberlândia está aqui hoje, muito feliz de ter competido e vencido esse prêmio. Nesse momento que a gente está vivendo, é fundamental que os municípios não percam sua autonomia, que eles possam continuar tocando a sua vida como eles sempre tocaram porque é lá que as pessoas vivem, é lá que a gente precisa de educação, de saúde, de infraestrutura e de tudo que a nossa população merece. E eu peço para meus colegas parlamentares que não retirem dos nossos municípios brasileiros a sua autonomia porque ela é fundamental para o nosso povo”, destacou a deputada.
Uberlândia disputou o prêmio com os municípios de Sorocaba (SP) e Joinville (SC), e obteve 73 pontos no ranking do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) Geral. O IGMA é uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila que reúne os resultados de 67 indicadores e a vitória de Uberlândia aconteceu após a agregação da média de todos os pilares analisados nas 6 categorias: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Em cada uma das categorias, os municípios são avaliados de acordo com o tamanho da sua população: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. No prêmio IGMA nacional, mais duas categorias são adicionadas: cidades com mais de 500 mil habitantes e as capitais.
Deputada Ana Paula Junqueira Leão durante a cerimônia com o gerente de jornalismo da Band Triângulo, Ricardo Bagnete, a diretora geral da Band Triângulo, Alessandra Valadares, e o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, respectivamente.
João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, fez questão de enaltecer o objetivo da iniciativa. “Vocês que cuidam dos municípios, vocês que carregam o dia a dia pesado de uma Prefeitura, parabéns. A todos vocês que estão aqui, parabéns! A intenção original desse prêmio, desenvolvido com o Instituto Aquila há 15 anos levantando e captando dados de todas as Prefeituras do Brasil, sempre foi a de estimular a gestão pública. Vocês têm a capacidade de mudar a vida, vocês têm a capacidade de mudar a educação, vocês têm a capacidade de mudar a saúde, a segurança, vocês têm a capacidade de mudar as nossas vidas para melhor ou para pior. E a intenção é exatamente essa: valorizar e estimular”, disse.
O vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também esteve presente na cerimônia. “O prefeito está mais próximo das pessoas, está sob os olhos do cidadão. Mas nós precisamos cada vez mais fazer mais e melhor. O que não é medido não é avaliado, não se tem critério e não se tem um estímulo. Cada vez mais, a administração pública precisa de eficiência, de boa gestão e de resultado,” enfatizou.
O presidente do Instituto Aquila, Raimundo Godoy, ressaltou a relevância e credibilidade da premiação. “Celebrar e reconhecer o comprometimento das cidades com excelência é o intuito da terceira edição do prêmio, que na primeira edição recebeu 200 projetos e hoje tem 1.300. Nós temos 56 cidades no prêmio final de um total de 5.568 municípios brasileiros, sendo 849 pré-qualificados nas etapas regionais. A plataforma que nós desenvolvemos permite que todos participem e conseguimos mapear 100% das cidades brasileiras de forma autônoma e com fontes públicas primárias”, comenta.
Na etapa nacional, 23 municípios foram premiados. A iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação busca incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade das cidades brasileiras e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. A premiação será exibida no sábado (16), às 13h, no canal da Band.