Luiz Humberto Carneiro deixou seu nome marcado na história de Minas Gerais e merece ser homenageado de todas as formas. O deputado estadual, que exercia seu sexto mandato na Assembleia Legislativa, faleceu em abril de 2021 vítima da Covid-19.
Foi também em 2021 que o então deputado Aelton Freitas (PL-MG) apresentou o Projeto de Lei nº 1.962, que propõe uma homenagem a Luiz Humberto. E nesta terça-feira (20), a deputada federal Ana Paula Leão (PP-MG) apresentou um requerimento de urgência para que o PL seja apreciado em Plenário. Atualmente, a proposta está na Comissão de Cultura.
A iniciativa determina que um trecho da BR-365/MG, entre o entroncamento com a BR-153/MG até o entroncamento com o Anel Viário Oeste, no perímetro urbano de Uberlândia, receba o nome de ‘Rodovia Deputado Luiz Humberto Carneiro’.
“Meu desejo é que o projeto seja apreciado o mais rápido possível no Plenário. Luiz era um homem do campo, uberlandense e que ao longo dos seus 18 anos como deputado estadual teve um papel fundamental na história e no desenvolvimento do Triângulo, do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas. Luiz estará para sempre em nossos corações e com esse PL ficará eternizado na história de Uberlândia”, disse Ana Paula Leão.
História
Luiz Humberto Carneiro iniciou sua trajetória política no Sindicato Rural de Uberlândia. Ocupou também os cargos de Secretário Municipal de Agropecuária e de Habitação, e chegou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2002.
Como deputado, foi líder de Governo nas gestões de Antonio Anastasia, Alberto Pinto Coelho e Romeu Zema. Enviou recursos para vários municípios do estado, atendendo às áreas de Saúde, Educação, Segurança, Assistência Social e de Infraestrutura.