Reconhecer e homenagear todos os produtores de leite do Brasil. Esse é o principal objetivo do Projeto de Lei (PL) nº 6.487 de 2019, que foi aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal na tarde desta quarta-feira (24). A iniciativa, de autoria dos deputados federais Emidinho Madeira (PL-MG), Domingos Sávio (PL-MG) e Evair Vieira de Melo (PP-ES), institui a data de 12 de julho como o Dia Nacional do Produtor de Leite.
A deputada federal e presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), Ana Paula Leão (PP-MG), celebrou a aprovação do projeto. “Todos nós sabemos da importância da pecuária leiteira para a economia, para o agro e para milhões de pessoas que consomem leite e seus derivados todos os dias. Mais do que uma homenagem, esperamos que a data seja um momento para estimular o consumo desse produto tão saudável e para desenvolver políticas públicas que auxiliem os produtores que estão sofrendo com a pior crise da história há muitos meses”, destacou a parlamentar.
O PL foi relatado pelo senador Jayme Campos (UNIÃO-MT) e foi aprovado por unanimidade com 8 votos. A iniciativa estabelece também que tanto o setor público como privado promovam palestras e seminários para estimular o consumo e para debater políticas direcionadas à cadeia produtiva leiteira e à valorização do produtor. Agora, o Projeto segue para sanção presidencial.