A deputada federal Ana Paula Leão estará em Ituiutaba nesta sexta-feira (26) para acompanhar de perto os resultados dos investimentos de quase R$ 4,7 milhões destinados ao município, que já transformam a realidade da população, e apresentar novos projetos para o futuro da região. A programação inclui visitas a instituições beneficiadas por recursos parlamentares e será encerrada com o lançamento da pré-candidatura da deputada à reeleição e de Alice Drummond a deputada estadual.
“É muito bom estar em Ituiutaba e acompanhar de perto os resultados de um trabalho que começou lá atrás com o Romão e o Odelmo Leão e que continua com o nosso compromisso de estar presente, ouvir as pessoas e buscar melhorias para a cidade e para toda a região do Pontal. Ver esses investimentos acontecendo mostra que o trabalho chega na ponta e faz diferença na vida da população”, afirma Ana Paula.
A programação começa pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Ituiutaba, onde a deputada irá acompanhar as obras de ampliação da unidade, que estão em fase final de execução. Viabilizado por uma emenda parlamentar de R$ 570 mil, o investimento possibilitou a construção de seis novas salas de aula, equipadas com quadro, ar-condicionado e rede lógica, além de adequações na estrutura elétrica do campus, ampliando a capacidade da instituição para atender a demanda atual e a expansão prevista.
Com a conclusão das novas estruturas, o campus ampliará a oferta de vagas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Agricultura e Agroindústria. A expectativa é a criação de 210 novas oportunidades até 2029. Já em 2026, o curso Técnico em Agricultura terá o número de vagas ampliado de 35 para 70 estudantes, enquanto o curso Técnico em Agroindústria terá a expansão prevista para 2027, também dobrando a quantidade de vagas. Com atuação regional, a instituição atende alunos de municípios como Capinópolis, Santa Vitória, Cachoeira Dourada, Canápolis, Ipiaçu e Gurinhatã, além de Ituiutaba.
Na sequência, Ana Paula Leão fará uma visita ao ônibus do Linda Lifetech, que dará início aos atendimentos gratuitos de prevenção ao câncer de mama a partir da próxima semana. A unidade móvel ficará no estacionamento do Supra Supermercado, situado à Rua Vinte e Oito, nº 1574, Centro de Ituiutaba, das 8h às 18h, oferecendo exames gratuitos para mulheres acima de 20 anos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a deputada federal, o Hospital Hélio Angotti, a pré-candidata a deputada estadual Alice Drummond, o ex-prefeito e ex-deputado Romel Anísio Jorge, o Romão, e os vereadores Jair Bial e Juninho da JR, além de outras lideranças locais.
Às 15h, a parlamentar se reunirá com a imprensa e lideranças regionais no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba (ACII). Na oportunidade, serão apresentados os investimentos destinados ao Hospital São José, que já recebeu mais de R$ 1,7 milhão de emendas da deputada. Após o encontro, a deputada visitará a unidade hospitalar para acompanhar a aplicação dos recursos e os benefícios proporcionados à população, sobretudo voltados ao fortalecimento das áreas de ortopedia e traumatologia, com a redução substancial da espera para a realização de procedimentos essenciais.
Encerrando a programação, Ana Paula Leão e Alice Drummond realizam, às 19h, no Espaço Pátio Eventos, no Shopping Pátio Cidade, o lançamento das pré-candidaturas. O encontro inclui lideranças, apoiadores e moradores de Ituiutaba e de toda a região.
Empresária, relações públicas e mestre em governança de resíduos sólidos, Alice Drummond tem mais de 10 anos de atuação na área da sustentabilidade. Eleita vereadora em Ituiutaba em 2020, construiu sua trajetória política com atuação voltada ao desenvolvimento econômico, à infraestrutura, à segurança e à gestão pública, com iniciativas como a articulação para a implantação de uma usina móvel de reciclagem de resíduos da construção civil para municípios do Pontal Mineiro, a articulação junto ao Governo de Minas para viabilizar a nova sede do 54º Batalhão da Polícia Militar, reforçando a estrutura de segurança pública no Pontal do Triângulo, e projetos voltados à proteção da mulher, como a lei municipal de sua autoria, aprovada e sancionada, que impede a contratação pelo poder público de pessoas condenadas com base na Lei Maria da Penha.
“Tenho muito orgulho de caminhar ao lado de pessoas que acreditam no potencial da nossa região e que trabalham para transformar demandas em ações. A deputada Ana Paula representa exatamente essa parceria, que tem como objetivo fortalecer Ituiutaba e o Pontal por meio da integração regional, visando ao desenvolvimento econômico e sustentável, à geração de emprego, à valorização do agro e, o principal, à seriedade na política”, destacou Alice Drummond.